quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Relembrando Aminas e Amidas para os Terceiros

DESAFIO PARA OS TERCEIROS ANOS


Opashi é um homem que, devido a sua história de vida poderia ser chamado de”Herói da Sobrevivência”.

Ainda bebê, com seis meses de idade, morando em Bhopal, uma ilha da Índia, sofreu com a aspiração do vazamento da matéria-prima do inseticida SIVAN, milhares de pessoas morreram com o acidente, o menino ficou apenas com dificuldades de locomoção e lesões nos olhos.

Saiu de lá com sua mãe, Súria, com quatro anos, a senhora foi trabalhar numa fábrica de CORANTES. Devido a tudo que passou, tomava SEDATIVOS e HIPNÓTICOS para enfrentar o dia-a-dia.

Opashinho sentia constantemente ODOR DE CADÁVERES HUMANOS, alucinações da época do acidente, Súria, achando que ajudava, oferecia CAFÉ ao garoto.

Para dormir, ambos tomavam injeções de MORFINA. Muitas noites, Opashinho ainda ingeria ANALGÉSICOS e ANTITÉRMICOS doados pelo governo da Índia.

Assim o menino cresceu, indo a escola com muita dificuldade, até que um dia a Diretora chamou sua mãe recomendando um psiquiatra, pois ele já era um adolescente muito tímido e inibido.

O médico receitou uma ANFETAMINA. Logo o rapaz já estava mais animado, fazendo amizades e levando colegas para visitá-lo.

A senhora já se sentia bem melhor, até que um dia,saiu mais cedo da fábrica e, ao abrir a porta de casa, sentiu cheiro de CIGARRO. Ao entrar no quarto de Opashi, tinha um som muito alto, seu filho estava eufórico, chupando BALINHA e outros dois meninos fumavam pedras de CRACK ali mesmo.

Dona Súria levou um SUSTO tão grande, uma mistura de RAIVA e MEDO, que saiu do quarto sem dizer nada. Foi ao pátio, colheu folhas de CICUTA e fez um chá bem forte. Ofereceu o líquido aos visitantes, que já estavam bem “chapados”, eles beberam tudinho e agradeceram a gentileza da boa mãe.

Passados uns vinte minutos, ela ouve o filho gritando desesperado, pois os colegas estavam se contorcendo no chão de tantas dores pelo corpo e acabaram morrendo.

Súria abraçou Opashinho e disse: - “Ninguém vai roubar você de mim”.

Identifique as aminas ou amidas relacionadas com as palavras grifadas do texto, escreva seus nomes e fórmulas.

Um comentário: